CAPIVARA ! O COMEÇO DE TUDO

CAPIVARA !  O COMEÇO DE TUDO

Este BLOG-LIVRO-BLOG não tem a intenção de ser um tratado sobre coisa alguma , não tem a pretensão de ser verdade absoluta ou caminho de luz de ninguém ( nem sequer um atalhozinho ) ; não se trata de um escrito que narra como ser assim ,frito ou assado e também não visa dar a resolução do problema de qualquer pessoa que seja .
É uma narrativa que se dá  a partir de minha própria vivência e da constatação de um elemento COMUM em todos os seres que conheço , que trata-se da aptidão para BOICOTAR-SE de alguma forma quando algo de bom está para acontecer -lhes , aptidão esta muito maior do que quando uma coisa ruim está para ocorrer  . A estas manifestações chamei de "CAPIVARICES" ;tudo foi sendo escrito com a singela intenção de dizer aos que tem ciência desta prática interior mas não sabem explicar o porquê  isso lhes acontece que  :VOCÊS NÃO ESTÃO SÓS ! que existem muitos de nós por aí , muitos que ficaram tentando e tentando e tentando , um diazinho de paz aqui , uma semaninha equilibrada lá mas , pimba ! sempre acontece algo , inexplicável (?) coincidentemente partido de uma ato nosso ,que faz com que toda a nossa harmonia desande ,que todas as pragas do Egito caiam sobre nós como gotas de orvalho em de 24 horas e que fiquemos ASSUSTADOS  achando que fizemos algo de " errado" quando na verdade , não devíamos nos espantar , já que fomos NÓS  que PLANEJAMOS tudo  para que nada desse certo !
 Ao longo destes relatos você perceberá que não estou louca nem quero acabar com você ( aliás não precisamos de ninguém que faça isso por nós , nós mesmos faremos !) ; existem muitos de nós por aí ...muitos que, diariamente se olham no espelho e perguntam :  por que aquilo deu certo e depois , sem motivo , deu pra trás ? por que fulano não me agüentou ? por que essa meleca de gaveta sempre emperra quando eu estou com pressa ? por que , por que  por que ?
Vários , lá no fundo dos olhinhos indagadores e capivarescos, sabem  direitinho onde está a resposta,  o que fizeram , o que deixaram de fazer e que a gaveta emperrou porque você empurrou e puxou e empurrou e puxou até não poder mais ! porque você  não consertou como e quando devia , DA PRIMEIRA VEZ QUE EMPERROU ! pois você preferiu  ir  “dando um jeitinho” na pinóia da gaveta ao invés de consertar direito ! pois é.... existem milhões  de nós por aí puxando e empurrando a vida ... muitos de nós que , quando tudo está correndo bem começa a fazer “aquilo”.... e o que seria “aquilo” ?
Bem , vamos explicar o que é “aquilo” para aqueles que são leigos em "capivarice" ou sofrem de negação à mesma ...
Não se trata de nada imoral , não ( como tem mente suja nesse mundo ...! ) , AQUILO é , não cuidar de uma parte sua que te impede de se harmonizar consigo e que , aqui , chamaremos ,carinhosamente , de  CAPIVARA , uma linda e fofa boicotadora que vive de plantão dentro de você para que , quando estivermos prestes a alcançar a paz , o equilíbrio , um pouco de “eco-sistema interior" ( isso existe , ok? ) sejam  violentamente arrebatadas  ( não tem nada a ver com questão espiritual não , pelo menos nestas páginas , ) por algo que as compele à  sentimentos de culpa , rejeição , insatisfação , pânico , ira e tudo o mais que poderão te fazer perder a paz , o equilíbrio , o pequeno momento de felicidade conquistado e, a ISSO,  chamamos AQUILO que ,em bom "capivarês" -SOLTAR A CAPIVARA QUE EXISTE DENTRO DE NÓS !
Tomemos uma  uma situação concreta :  tudo pronto para um lindo pôr do sol ... você sentadinho na varanda do seu imaginário ... cadeira de balanço ( ou outro assento , sei lá , você escolhe ) , sua Capivara  suspirando de tranqüilidade ...um dia perfeito !  de repente , dão-se  os primeiros sintomas ... você começa a se incomodar , se remexer na cadeira , pensar em algo  não muito positivo ( volta para o passado , remói alguma coisa , rumina  ) e vai -se permitindo ser  totalmente inundado pela idéia de que :SE ESTÁ TUDO CERTO , ALGO ESTÁ MUITO ERRADO !
 Pronto ! aconteceu aquilo !a Capivara que estava dentro de você calminha ,recebendo um cafuné , se desespera ,  certa de que você  não merece o dia perfeito nem o por de sol bonito , aí  a serenidade já foi para o quinto dos infernos  ,e  do pensamento , você e sua Capivara passam à ação e ,  em segundos  , ela pula a cerca ( porque neste momento ,você já não está mais "nem aí pra você ", não está se cuidando , nem está se entendendo portanto ,  é claro que  também não deu mais conta dela ! ) e saem os dois : ela mato adentro , você mundo afora , fazendo mil e uma : desarmonizando tudo , mandando a paz para o espaço , ligando pra quem não deve , mandando mensagem pra quem nem sabe mais que você existe  e zap pra quem nem conhece mas já te irrita  e... o lindo “eco-sistema” interior ,num instante se transforma num buracão na camada de ozônio da alma e da auto-estima
Cenário : sái o lindo pôr de sol e entra  o caos  .
Depois do surtinho ,quando  você volta a si , repara que está tudo desarrumado , que tudo voltou a ser um desastre e , como há um lado seu , grande e forte ,que acha que este desastre “é o seu mundo e nada mais”,  seu “confortável habitat emocional natural” e , que em  essência,sua  vida é meramente “tentar” ser feliz vivendo  de reconstrução em reconstrução ,certamente  se sentirá aliviado por estar NOVAMENTE  frente à frente com a “um novo amanhã” A SER ALCANÇADO , quase sem energia e muito cansado com sua bagunça interior  você vai buscar a sua Capivara ( que também parou de correr porque se esgotou )  , arrumar o cercadinho dela , colocar tudo no lugar  , mandar mensagens tolas e zaps ridículos dizendo que enviou para a pessoa errada , jurar que você vai se preparar para ser feliz , pra viver em paz , e que isso acontecerá ....amanhã?  ... depois de amanhã , um dia desses , uma hora dessas...
E por que tudo isso acontece ? porque ser feliz HOJE E AGORA  para nós e nossas Capivaras é quase um sacrilégio, essa coisa de felicidade é "projeto de vida" é tratamento para funcionar a vida toda , premio de loteria e não gotas homeopáticas que , inclusive , muitas vezes esquecemos de tomar e ...tudo bem !
Como existem várias castas de Capivaras , ela pode pode alcançar o nosso plano real de inúmeras formas sobre as quais falaremos durante este relato  mas , mas , o importante disso tudo é entender que  a grande maioria das armadilhas nas quais caímos na vida  que são criadas e colocadas por nós em  em nossos caminhos a partir de nosso desinteresse pelo AUTO CONHECIMENTO  pois , a medida que vamos nos conhecendo DE VERDADE  , começamos a aprender e traduzir nossas placas de alerta interiores , os bilhetes que deixamos no porta retrato de nosso coração ou seja  , aprendemos a cuidar CUIDAR DE NÓS E DE NOSSAS CAPIVARAS  com mais zelo .
Nossas Capivaras podem não se infiltrar em todas as áreas de nossa vida simultaneamente , algumas atuam nos relacionamentos afetivos  , outras na área profissional ou na frágil seara amorosa mas , algumas vezes podem formar o chamado efeito dominó ( vai detonando tudo , de segmento em segmento ) e noutras o efeito tsunami : primeiro , o silêncio e um brevíssimo espaço onde some tudo o que está na frente e depois ,a onda catastrófica que vai fazendo com que suma tudo o que está na frente , atrás , dos lados , loucura plena .
A nossa Capivara nasce da eterna crença de quem não somos merecedores de sensações e momentos  um pouco mais prolongados que o tempo de um sinal de trânsito de  paz , sossego interior etc mas que , tristemente , estamos  sempre aptos a receber carnês e mais carnês para o pagamento de sofrimento , lamúria e padecimento em ilimitadas prestações .
Portanto , este  BLOG-LIVRO_BLOG pretende  colocar esta questão do boicote interior de uma forma bem humorada mas sem ser leviana,  e tentar , de alguma forma , mostrar que o investimento no auto-conhecimento  é as  chave mestra para aprendermos a cuidar de nós mesmos e consequentemente de nossas Capivaras
Viram ? não tenho a intenção de contar  segredo algum , dar  receita de bolo afetivo nem tão pouco tentará mudar sua forma de viver , só  relatar situações com as quais talvez você possa  se identificar e , quem sabe entender , que o caminho que sua vida toma é, basicamente resultado de suas escolhas,  e que o cercadinho de sua Capivara é de sua total responsabilidade - da segurança à decoração .
Denise Dallal 






Comentários

Postagens mais visitadas